Tira-dúvidas QuiProcura

Página 1

 

Misturas

Escrito por: Miguel A. Medeiros
Revisado em: 28 de junho de 2015

 

 

Quando uma mistura sofre fusão e ebulição a uma temperatura constante, ou seja, a transformação inicia e termina a uma mesma temperatura, temos uma substância pura, ou substância.

 

Quando uma amostra sofre fusão e/ou ebulição e a temperatura varia no momento da fusão ou da ebulição, temos uma mistura. Esta mistura pode ser azeotrópica quando a variação é na temperatura de fusão, ou a mistura pode ser eutética quando a variação de temperatura é na temperatura de ebulição.

 

 

Misturas Azeotrópicas

 

São misturas que têm a temperatura de fusão variante, ou melhor, a fusão ocorre em uma faixa de temperatura como pode ser vista no diagrama abaixo.

 

diag-fase-mistura%20azeotropica

Diagrama de fases para mistura azeotrópica

 

 

Um exemplo de mistura azeotrópica é o álcool comercial, que ainda é vendido nos supermercados. Ele é uma mistura de 60%% de álcool e 40% de água.

 

 

Misturas Eutéticas

 

São misturas que tem variação na temperatura de ebulição, ou melhor a ebulição ocorre em uma faixa de temperatura e não mais em uma temperatura constante. Isso pode ser visto no diagrama defases, abaixo.

 

diagrama%20fase%20eutetica

Diagrama de fases para mistura eutética

 

Um exemplo de mistura eutética é a mistura de gelo e sal de cozinha, que sofre fusão à temperatura constante, mas a ebulição ocorre em uma faixa de temperatura.

 

Com isso pode-se perceber que temperatura de fusão e  de ebulição servem para identificar se uma amostra é uma substância pura ou se ela é uma mistura.

 

*O texto e as figuras desta página foram produzidos por Miguel A. Medeiros. A reprodução destes, merece autorização ou referência ao autor. Além do endereço desta página.

Página 3

 

 

 

QuiProcura

Miguel