Curiosidades químicas

Você sabia que:


Novas (15-08-2004)

A vitamina D é fixada no organismo através de reações de fotoquímica, ou seja, é necessário luz solar para a sua realização. Para vixar a vitamina D é necessário tomar sol.

As armas químicas são usadas desde a primeira guerra mundial. E teve grande uso na segunda guerra mundial, pelo nazistas, contra os judeus, nas câmaras de gases.

A ausência de vitamina A, acarreta a cegueira noturna, também conhecida como xeroftalmia.

A ausência de vitamina C provoca o sangramento das gengivas e possível perda dos dentes, também conhecida como escorbuto. Esta doença era muito comum nos marinheiros.

O KCl e o NaCl, quando misturados, podem ser classificados como uma solução sólida.

O gás oxigênio induz a convulsões, quando em altas concentrações. Como peróxido, superóxido e ozônio é razoavelmente tóxico.

O lítio é usado farmacologicamente para tratamento de pacientes maníaco-depressivos. E é levemente tóxico.


Antigas

Na maioria das tintas, os pigmentos estão em dispersão coloidal. A tinta nanquim é uma dispersão coloidal de carbono (negro-de-fumo ou pó-de-sapato).

O álcool hidratado usado como combustível automotor é uma mistura de etanol(93%) e água(7%).

Os elementos da família do carbono constituem 27,7% da crosta de nosso planeta, sendo o silício, o mais encontrado e abundante entre eles, com cerca de 26%.

O Hélio é o produto da fusão nuclear, (também da bomba de hidrogênio), sendo a fonte de energia do Sol e das outras estrelas como ele. Neste processo de fusão nuclear para a formação do hélio, ocorre a combinação de quatro átomos de hidrogênio para a formação de um átomo de hélio, neste processo, ocorre transformação de massa em energia. E=mc². A fusão nuclear produz grande quantidade de energia.

Para ativar uma bomba de hidrogênio são necessárias várias bombas atômicas do tipo que foram usadas no Japão pelos Estados Unidos, para se alcançar a energia de ativação do processo.

O hidrogênio é o elemento mais encontrado no universo e a partir dele é que os outros elementos químicos se formaram através de processos de fusão nuclear ocorridos em estrelas do porte do Sol e de maior tamanho.

Micelas (partículas dispersas dos colóides) são agregados de átomos, íons ou moléculas, podendo ser macromoléculas ou macroíons, tal como o composto formado pelo champu e a gordura de nossos cabelos.

O gelo e sal de cozinha formam uma mistura denominada eutética (ponto de ebulição variante) que funde à uma temperatura constante bem inferior à temperatura de fusão do gelo. Este fenômeno é utilizado quando se quer atingir uma temperatura inferior à 0°C, de uma maneira fácil.

Para se obter temperaturas extremamente baixas, utiliza-se nitrogênio líquido, obtendo aproximadamente -200°C (duzentos graus Celsius negativo), um outro elemento que é utilizado para obter temperaturas ainda menores é o hélio, que produz uma temperatura próxima do zero absoluto, 273°C ou 0 K.

A reação termonuclear é o tipo de reação que ocorre nas estrelas (onde o elemetno hidrogênio é predominante) e nas bombas de hidrogênio. Portanto, as estrelas (inclusive o Sol) são bombas de hidrogênio em contínua explosão, ou seja, ele, o Sol, tem milhares de explosões nucleares em apenas um dia, sendo que elas também provocam os chamados ventos solares.

O gás fluorídrico (HF) tem uma propriedade diferentre entre todos os outros ácidos, ele tem a propriedade de atacar o vidro. Sendo assim ele é usado para fazer gravações em vidros. Esta característica do HF é empregada na indústria e muitas pessoas desconhecem, um uso é a gravação de números em vidros de automóveis.

joseph Lagrange disse: "Bastou um instante para cortar esta cabeça e talvez um século não baste para produzir outra igual", sobre a morte de Lavoisier, em 1794.

O gás cianídrico (HCN) é venenoso e foi bastante utilizado na segunda guerra mundial, como gás das câmaras da morte e nos dias atuais ele está sendo temido por poder ser utilizado como arma química, além de possuir odor de amêndoas.

"ISOPOR" é marca registrada da empresa alemã Basf para um conjunto de moléculas (polímero) do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas, de 0,4 a 2,5 milímetro de diametro.

A gema de ovo é agente emulsionante do óleo de Oliva em vinagre, resultando a maionese.

No bafômetro, o que ocorre é a reação de oxidação do etanol à acetaldeído, ou etanal, revelando o excesso de álcool no organismo do motorista, mostrando o alcoolismo do mesmo.

A vulcanização da borracha foi descoberto pelo químico norte-americano Goodyear.

O estudo das reações que ocorrem pela presença da luz, ou seja, são provocadas pela luz é chamado de fotoquímica.

Agentes emulsionantes são substâncias que facilitam a obtenção de colóides.

Níquel - seu nome deriva do alemão Nickel (satanás, da mitologia germânica). Na Idade Media, os mineiros confundiam os minerais de níquel, na época sem valor, com minérios de cobre, com grande valor na época. Isso era considerado obra de satanás.

A quantidade recebida de radiação de um televisor é de 0,03 mSv/ano e a quantidade recebida da usina nuclear por uma pessoa que vive cerca de 1 Km dela é de 0,05 mSv/ano.

As fontes de radiação que estão mais próximas das pessoas são aparelhos eletrônicos como:
televisões, monitores de micro computadores, relógios, entre outros, que juntos emitem em torno de 0,15 mSV/ano (miliSievert) - Sievert(Sv) é uma unidade de medida uutilizada para avaliar os efeitos de correntes das doses de radiação absorvidas no organismo vivo. MiliSievert (mSv) é a milésima parte do Sv.

A televisão como dito acima emite uma quantidade anual de radiação que não chega a ser nociva a saúde humana., mas, no entanto, além dessas fontes próximas (televisão, etc) também estamos expostos a radiação natural que é responsável por 67,6% do total da radiação a que o homem está submetido (raios cósmico, crosta terrestre, alimentos).

 

QuiProcura
Contato