Biografias de alguns personagens da Química

09 de janeiro de 2005

 

Escrito por Miguel A. Medeiros

  Referências Bibliográficas

 

Arrhenius

Ramsay

William Ramsay nasceu na Inglaterra, em 1852. Ele era químico e estudou novos minerais de bismuto, além de estudar a composição do ar atmosférico.

Em 1894, Ramsay, Rayleigh e Strutt conseguiram caracterizar uma porção do ar atmosférico ainda desconhecida. Eles fizeram esta caracterização através de métodos espectrométricos. Esta porção era um novo gás, que veio a se chamar argônio.

A presença do hélio, na Terra, só foi caracterizada em 1890, quando William Ramsay repetiu uma experiência realizada por William Hillebrand, que havia obtido um gás a partir do tratamento de minérios de urânio. Este gás possuía linhas espectrais semelhantes as que J. C. Janssen havia obtido para o hélio, anos atrás, em 1869.

A partir da destilação fracionada do ar atmosférico liquefeito, Ramsay e outros pesquisadores trabalharam para verificar se o argônio não seria uma mistura de gases. Eles verificaram que não, mas que havia, também, outros gases inertes. Através da destilação fracionada do ar atmosférico liquefeito, eles conseguiram isolar o neônio, o criptônio e o xenônio.

Em 1904, William Ramsay ganha o Prêmio Nobel de Química, por seus trabalhos na descoberta dos gases nobres.

Em 1916, Ramsay morre.

Le Chatelier

Becquerel

Lewis

Berzelius

Marie Curie

Bohr

Mendeleev

Bunsen

Meyer

Cavendish

Moissan

Dalton

Moseley

Debye

Newlands

Dirac

Pauling

Gay Lussac

Pierre Curie

Gibbs

Priestley

Grignard

Ramsay

Hahn

Rutherford

Kirchhoff

Scheele

Klaproth

Seaborg

 

Soddy

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

QuiProcura
Contato