Descrição das Famílias da Tabela Periódica

Grupo 1

Grupo 2

 

Grupo 13

Grupo 14

Grupo 15

Grupo 16

Grupo 17

Grupo 18

Grupos 3 a 12

 

Série dos LantanídeosSérie dos Actinídeos

 

Grupo 17 – Halogênios

Escrito por: Miguel A. Medeiros


Os elementos do grupo 17 são também conhecidos como halogênios, que deriva do grego e significa formador de sal. Essa denominação foi inicialmente dada ao elemento cloro, em 1811, por J. S. C. Schweigger, para descrever as propriedades do elemento, que sempre estava associado a metais, dando origem a sais. Posteriormente, o termo halogênios foi estendido para os outros elementos com características semelhantes ao cloro. Anos depois, eles vieram a pertencer ao mesmo grupo na classificação periódica dos elementos químicos.Os halogênios possuem caráter não metálico elevado, sendo o flúor o de maior caráter não metálico.
Os elementos deste grupo possuem configuração eletrônica da camada de valência igual a ns2np5 e todos possuem a capacidade de formar, pelo menos, um íon com número de oxidação -1.
Compostos de halogênios são usados desde a antiguidade. Em aproximadamente 200 a.C. o cloreto de sódio era usado como forma de pagamento, ou seja, como uma espécie de moeda. Evidências arqueológicas mostram que em muito antes de 200 a.C., em 3000 a.C., um sal de halogênio já era utilizado. No entanto, só depois de muitos séculos que os elementos foram obtidos em formas puras.
Os halogênios são bastante abundantes e possuem diversas aplicações, principalmente, seus compostos, que podem ser aplicados no cotidiano das pessoas, assim como na indústria de uma forma em geral.

Referência bibliográfica:
1.
Medeiros, M. A.; Texto retirado na íntegra do software QuipTabela 4.01; 2004.


O astato é um elemento pertencente a este grupo, no entanto, não há muitos estudos sobre este elemento e seus compostos, uma vez que, seu isótopo mais estável possui meia vida de aproximadamente 7 horas.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

QuiProcura